Passo a passo para os CEOs que desejam frequentar as mídias sociais

Matéria muito interessante de Renato Rodrigues, da IDG Now, aborda que, de acordo com uma pesquisa da Fortune, os principais CEOs dos EUA estão ausentes das redes sociais. Mas, para Mauro Segura, diretor de comunicação da IBM e autor do blog A Quinta Onda, os principais executivos precisam estar nas novas redes e interagir com consumidores. Abaixo, o vídeo no post blog de Mauro, “Procura-se um novo profissional de comunicação e marketing”, aborda muito sobre essa importância das redes sociais:

No Brasil, alguns top executivos foram entrevistados por Mauro e aqui estão as algumas das principais razões para que eles fiquem longe das mídias sociais:

1 – Prefererência pelo face a face;

2 – Aversão ao desconhecido;

3 – Insegurança sobre como se portar;

4 – Idade (achar que esses meios são somente para jovens);

5 – Cultura da empresa;

6 – Falta de tempo “para blogar, tuitar e postar no Facebook”;

7 – Medo de se envolver em polêmicas e/ou cometer alguma gafe que traga danos à imagem pessoal ou da empresa;

8 – Preocupação com a opinião de outros executivos de alto nível;

9 – Impressão que estão perdendo tempo ao usar mídias sociais;

Em palestra no Digital Age 2.0, nos dias 4 e 5 de setembro, no Centro de Convenções Senac, o executivo disse que as empresas do futuro deverão aumentar a comunicação entre seus principais executivos e os diversos públicos consumidores, um dos princípios das redes sociais.

Passo a passo
Dicas de Mauro Segura que pode servir como guia passo-a-passo para os CEOs que devem frequentar as redes sociais:
1) Marcar presença – Ter perfil no LinkedIn, postar notícias da empresa, conectar-se a outros executivos, usar como meio de recrutamento.
2) Experimentar – Ter perfis no Facebook e no Google+, comenta, postar fotos e notícias ligadas ao seu mercado para diferentes segmentos.
3) Criar relevância – Criar página no Twitter, postando novidades, opiniões, pesquisas, atendendo ao cliente, e ter um blog, com conteúdo relevante para o mercado.
4) Ter uma estratégia – Alinhada à empresa, é preciso deixar de perceber o uso das mídias sociais como algo puramente pessoal.

Ao ler essa matéria, lembrei de meu mais novo cliente de Taubaté, Lineu Bravo Luthier, que resolveu seguir os passos de Mauro Segura recentemente.

This entry was posted in mídias sociais and tagged , , , , , , , , , , by Kelly Nagaoka. Bookmark the permalink.

About Kelly Nagaoka

Kelly Nagaoka é uma jornalista brasileira e ex-mesa-tenista, que jogou pela seleção brasileira de 1993 a 2000. Também é uma das organizadoras do livro “Tênis de Mesa – Teoria e Prática”. Foi atleta da ADR Itaim Keiko, de 1986 a 1998, conquistando vários títulos importantes, como bicampeã sul-americana infantil e juvenil, campeã do Abertos dos Unidos (categoria até 16 anos), campeã latino-americana nikkei, entre outros títulos. Com 14 anos, permaneceu por 3 meses na Butterfly do Japão, em Tóquio. Dois anos depois, treinou durante dois meses em Xangai, na China. Em 1997, conseguiu a vaga para o Mundial Adulto de Tênis de Mesa, em Manchester, na Inglaterra. Em 2006, recebeu o convite de Cristina Iizuka e Welber Marinovic para organizar o livro de tênis de mesa, pela Phorte Editora. No total, são 13 autores, entre eles, o jogador e técnico Reinaldo Hideo Yamamoto, o técnico Wei Jianren, o preparador físico Renato Tenguan, entre outros. Ela também é organizadora do livro “Em Sintonia com a Vida” (Editora Zennex), de Joana Okoshi, lançado em 12 de dezembro de 2009, na livraria da Vila Lorena. Os textos da autora foram publicados no Jornal Nippo-Brasil, veículo que colaborou por quase dez anos. Kelly trabalhou por cerca de 5 anos no Jornal Nippo-Brasil. Era uma das responsáveis pelo site Nippo-Jovem. Em junho de 2009, assumiu o cargo de editora-chefe da revista Zero, publicação mensal feminina voltada para corpo, beleza, dieta e fitness, da editora Símbolo. Um ano depois, trabalhou como editora-chefe da Revista Vitta. Hoje, trabalha com estratégias, produção e gestão de conteúdo em mídias sociais. Já atendeu diversos clientes, como Grupo Shibata, Iris Massas, Edson Fujita - Coaching e Consultoria, Moinho Restaurante, Lineu Bravo Luthier, Ciate, Ateliê Sandra Huang, Lascivité, Bunkyo, entre outros.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>